SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número1Recognition characters and new records of two species of Phylloscyrtini (Orthoptera, Gryllidae, Trigonidiinae) from southern BrazilOligochaetes (Annelida, Clitellata) in a neotropical stream: a mesohabitat approach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Iheringia. Série Zoologia

versión impresa ISSN 0073-4721

Resumen

RESENDE, Leonardo P. A.; PINTO-DA-ROCHA, Ricardo  y  BRAGAGNOLO, Cibele. Diversity of harvestmen (Arachnida, Opiliones) in Parque da Onça Parda, southeastern Brazil. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.1, pp. 99-105. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012000100014.

O ambiente mais diverso em opiliões é a Mata Atlântica paulista, no entanto ainda há carência de estudos sobre suas comunidades em determinadas regiões; uma delas é o sul da Serra do Paranapiacaba no estado de São Paulo, onde está o Parque da Onça Parda (POP). Através de coleta noturna e montagem de armadilhas de queda, estudou-se a comunidade de opiliões da região. A riqueza do parque é de 27 espécies, porém a dominância de três espécies (Holcobunus nigripalpis Roewer, 1910; Neosadocus maximus (Giltay, 1928) e Munequita sp., que perfazem 68,4% da abundância total de opiliões), torna a diversidade do POP mais semelhante com a região de Mata Atlântica Semidecídua do interior do que com as da Mata Atlântica Costeira, onde o parque está inserido. Sua localização geográfica o coloca dentro da área de endemismo do Sul de São Paulo (SSP), juntamente com o Parque Turístico do Alto Ribeira (PETAR) e Intervales, com quem possui uma semelhança na fauna de opiliões de 12%. Os opiliões responderam aos parâmetros ambientais, com abundância e riqueza positivamente relacionadas à umidade e temperatura. Por fim, o período de atividade desses animais (medida pela distribuição da abundância e da riqueza) parece ser bastante distinto ao longo da noite, sendo maiores nas primeiras horas, nas duas épocas do ano (verão e inverno).

Palabras llave : Diversidade Alfa; Mata Atlântica; opiliões.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés