SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue3Spatio-temporal distribution and reproductive success of Eretmochelys imbricata on the beaches of Ipojuca, Pernambuco, BrazilCan climate shape flight activity patterns of Plebeia remota Hymenoptera, Apidae)? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Iheringia. Série Zoologia

Print version ISSN 0073-4721

Abstract

SANTOS, Lívia B.; REIS, Nelio R. dos  and  ORSI, Mário L.. Ecologia trófica de Lontra longicaudis (Carnivora, Mustelidae) em ambientes lótico e semilótico no sudeste do Brasil. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.3, pp. 261-268.  Epub Sep 11, 2012. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012005000004.

Lontra longicaudis (Olfers, 1818) (Carnivora: Mustelidae) é um animal semi-aquático com distribuição nas Américas Central e do Sul, exceto no Chile. A implantação de uma usina hidrelétrica em um rio altera a dinâmica do curso d'água, transformando um ambiente lótico em um lêntico ou semilótico, o que pode prejudicar a alimentação das lontras. De abril de 2008 a março de 2009 foi analisado o hábito alimentar das lontras em um ambiente lótico (riacho) e semilótico (reservatório hidrelétrico) no Vale do Paranapanema, sudeste do Brasil. Visando comparar a dieta das lontras nessas duas áreas analisamos estatisticamente a frequência de ocorrência dos principais itens nas fezes. Peixes representaram a base da dieta, tanto no riacho como no reservatório e, apesar da dieta total das lontras ser semelhante entre os dois ambientes, os resultados evidenciaram alterações nas espécies de peixes consumidas entre eles. No reservatório, as lontras se alimentaram em maior quantidade da espécie exótica do peixe Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), provavelmente, por ser uma presa de fácil captura neste local. O fato das lontras conseguirem se estabelecer e se alimentar no reservatório não significa que essa estrutura seja benéfica para a espécie porque a alimentação ofertada consiste principalmente de espécies de peixes exóticas.

Keywords : Lontra neotropical; hábito alimentar; ambiente natural; ambiente modificado.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English