SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue3Can climate shape flight activity patterns of Plebeia remota Hymenoptera, Apidae)?Condition factor of Goniopsis cruentata (Crustacea, Brachyura, Grapsidae) from Mundaú/Manguaba estuarine complex, Alagoas, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Iheringia. Série Zoologia

Print version ISSN 0073-4721

Abstract

ARAUJO, Marina S.L.C.; CASTIGLIONI, Daniela S.  and  COELHO, Petrônio A.. Relação largura-peso e fator de condição de Ucides cordatus (Crustacea, Decapoda, Ucididae) em manguezais tropicais do Nordeste do Brasil. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.3, pp. 277-284. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012000300005.

A presente contribuição visa avaliar a relação largura carapaça vs. peso úmido e o fator de condição de Ucides cordatus (Linnaeus, 1763), nos manguezais dos rios Ariquindá e Mamucabas, Estado de Pernambuco, Brasil. Essas duas áreas próximas apresentam características similares de vegetação e substrato, mas exibem diferentes níveis de conservação ambiental: o rio Ariquindá é a área preservada, considerado um dos últimos rios não poluídos de Pernambuco, enquanto o rio Mamucabas sofre impactos de represamento, desmatamento e deposição de lixo. Um total de 1.298 indivíduos de U. cordatus foi coletado. Machos foram mais largos e mais pesados que as fêmeas, o que é comumente observado em Brachyura. Ucides cordatus mostrou crescimento alométrico negativo (p < 0.05), o que está provavelmente relacionado à dilatação que esta espécie desenvolve na lateral da carapaça, que abriga seis pares de brânquias. Os valores de b estiveram dentro do limite estabelecido para organismos aquáticos. Apesar do fator de condição ser considerado um importante aspecto para confirmar o período reprodutivo, visto que varia com atividades cíclicas, no presente estudo ele não esteve correlacionado com a abundância de fêmeas ovígeras. Entretanto, foi considerado um bom parâmetro para avaliar impactos ambientais, sendo significativamente menor na área impactada.

Keywords : Constante alométrica; largura de carapaça; caranguejo-uçá; crescimento; peso úmido.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English