SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue3Condition factor of Goniopsis cruentata (Crustacea, Brachyura, Grapsidae) from Mundaú/Manguaba estuarine complex, Alagoas, BrazilBiometric and statistical investigations on the cnidoma of the genus Hydra (Cnidaria, Hydrozoa) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Iheringia. Série Zoologia

Print version ISSN 0073-4721

Abstract

SIMOES, Matheus H.; CUOZZO, Mariana D.  and  FRIEIRO-COSTA, Fernando A.. Diversidade de vespas sociais (Hymenoptera, Vespidae) no Cerrado do sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.3, pp. 292-297. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012000300007.

Foi realizado um inventário de vespas sociais em área do bioma Cerrado do sul do estado de Minas Gerais. Foram comparadas uma área de campo e uma área de mata ciliar em relação à riqueza de espécies, bem como verificadas as correlações entre diversidade, métodos de amostragem e os fatores ambientais. Um total de 32 espécies foi registrado e Polybia fastidiosuscula de Saussure, 1854 foi a espécie mais abundante. A maior riqueza foi registrada na área de campo, bem como o maior índice de diversidade. A temperatura e pluviosidade apresentaram correlação significativa com a riqueza de espécies e uma variação significativa na riqueza entre as estações seca e úmida foi observada. Polybia fastidiosuscula foi mais abundante na mata ciliar durante a estação seca e na área de campo na estação úmida. A área de estudo apresentou uma grande diversidade de vespas sociais, registrando tanto espécies amplamente distribuídas como espécies raras, o que indica a qualidade e o potencial da área para futuras pesquisas.

Keywords : Polistinae; inventário; diversidade; sazonalidad.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English