SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue2Glomerulonephritis in schistosomiasis with mesangial IgM depositsBiomphalaria occidentalis sp.n. from South America (Mollusca basommatophora pulmonata) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

Print version ISSN 0074-0276

Abstract

LOPES, Edison Reis et al. Anatomia patológica de corações de chagásicos assintomáticos falecidos de modo violento. Mem. Inst. Oswaldo Cruz [online]. 1981, vol.76, n.2, pp. 189-197. ISSN 0074-0276.  http://dx.doi.org/10.1590/S0074-02761981000200010.

Com finalidade de melhor conhecimento da forma indeterminada da doença de Chagas os autores realizaram estudo anatomopatólogico sistematizado de trinta corações de chagásicos assintomáticos falecidos de modo violento. Demonstram que nos portadores da forma em questão da tripanossomiase cruzi o coração e acometido por lesões da mesma natureza, porém de intensidade muito menor do que as observadas em chagásicos crônicos que falecem subitamente ou após periodo variável de insuficiência cardíaca. Baseados em seus achados e em outros dados da literatura, concluem que a infecção chagásica, sem inflamação do coração, se ocorre, é rara. Tecem ainda considerações a respeito do significado das lesões observadas no sistema nervoso autônomo intracardíaco no sistema de condução e sobre a gênese formal da cardite chagásica crônica humana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese