SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2Aspects of the ecology of mosquitoes (Diptera: Culicidae) in a plane area (Granjas Calábria), in Jacarepaguá, Rio de Janeiro: III. Female preferencial period for bitingNematodes of Amazonian birds, with a description of Hoazinstrongylus amazonensis n.gen.n.sp. (Trichostrongylidae, Libyostrongylinae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

Print version ISSN 0074-0276

Abstract

ANDRADE, Virgínia; BARRAL NETTO, Manoel; ANDRADE, Sonia G.  and  MAGALHAES, Juracy B.. Aspectos imunológicos da infecção de seis linhagens isogênicas de camundongos por três diferentes cepas do Trypanosoma cruzi. Mem. Inst. Oswaldo Cruz [online]. 1985, vol.80, n.2, pp. 203-211. ISSN 0074-0276.  http://dx.doi.org/10.1590/S0074-02761985000200011.

Foram avaliados aspectos da imunidade humoral e celular em seis linhagens de camundongos isogênicos (BALB/c, B-10, C3H, A/J, AKR e DBA) infectados por três cepas do Trypanosoma cuzi, representantes dos três tipos de cepas da classificação de Andrade (cepas Peruana, 21SF e Colombiana). A imunidade celular, avaliada pelo teste de hipersensibilidade cutânea tardia contra antigenos do parasita, estava suprimida. A avaliação dos níveis de imunoglobulinas (imunodifusão radial), mostrou queda precose de IgG1 e elevação de IgM em praticamente todas as linhagens infectadas por qualquer das cepas estudadas. A elevação de IgG2a e/ou IgG2b foi mais intensa nas linhagens mais resistentes. Os níveis de anticorpos anti-T, cruzi (Imunofluorescência indireta e ELISA) não se correlacionam com a sobrevida dos animais. Apesar de diferenças entre as linhagens observou-se uma regularidade na resposta do hospedeiro e a manutenção dos padrões biológicos que caracterizam os tipos de cepa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese