SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 número1Morphological observations on the egg and first instar larva of Metacutereba apicalis (Diptera: Cuterebidae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

versión impresa ISSN 0074-0276

Resumen

GONCALVES, Teresa Cristina M.; VICTORIO, Vânia Maria N.; JURBERG, José  y  CUNHA, Vanda. Biologia do Triatoma vitticeps (Stal, 1859) em condições de laboratório (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae): II. Resistência ao jejum. Mem. Inst. Oswaldo Cruz [online]. 1989, vol.84, n.1, pp. 131-134. ISSN 0074-0276.  http://dx.doi.org/10.1590/S0074-02761989000100023.

Em prosseguimento ao estudo da biologia do Triatoma vitticeps (Gonçalves et al., 1988), foram feitas observações sobre a sua resistência ao jejum. Dos 286 ovos obtidos, apenas 201 eclodiram e atingiram o estádio pretendido para as observações. Os demais não eclodiram, não completaram a muda ou morreram sem motivo aparente. As ninfas foram acondicionadas, individualmente em frascos de Borrel, devidamente registrados. Para a alimentação foram utilizados camundongos e a medida que as ninfas atingiam o estágio pretendido a alimentação era suspensa até ocorrer a morte. A avaliação da resistência ao jejum foi feita da seguinte forma: o intervalo de dias entre o último repasto e a morte e entre a muda e a morte. Verificou-se que a resistência está diretamente relacionada com a fase de desenvolvimento. Para os parâmetros último repasto/morte e muda/morte, ambos os sexos foram menos resistentes do que as ninfas de 3º e 2º estádios, respectivamente. O experimento teve duração de 15 meses e neste período as temperaturas máxima e mínima e a umidade relativa do ar variaram em média de 25 ± 2ºC e 81 ± 3% UR, respectivamente. O material foi proveniente da criação de triatomíneos mantida no Departamento de Entomologia do Instituto Oswaldo Cruz.

Palabras llave : Triatoma vitticeps; resistência ao jejum; condições de laboratório.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués