SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Being in the eyes of others: the role of otherness in building metrosexual identityFinancing technological complexes: a comparative study of Brazilian, Portuguese and Spanish cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107

Abstract

SLOMSKI, Valmor; SLOMSKI, Vilma Geni; KASSAI, José Roberto  and  MEGLIORINI, Evandir. Sustentabilidade nas organizações: a internalização dos gastos com o descarte do produto e/ou embalagem aos custos de produção. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2012, vol.47, n.2, pp. 275-289. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1039.

Neste estudo, tem-se como objetivo analisar e discutir crenças, valores e aspectos práticos, considerando que a internalização dos gastos decorrentes do descarte do produto e/ou embalagens deve nortear a gestão de custos de produção de uma empresa. Por tratar-se de área do conhecimento ainda carente de estudos e sem solução consensual por parte de agentes do mercado, realizou-se um ensaio teórico em que são apresentados e discutidos posicionamentos, práticas e ações com potencial para mitigar os efeitos da degradação ambiental decorrentes de descartes inapropriados. Para isso são propostas ações por parte de empresas e de iniciativas voluntárias em negociações de títulos financeiros de compensação das externalidades, os quais foram denominados de créditos de internalização de custos privados (CICPs). Considera-se que o desenvolvimento com sustentabilidade é um processo que envolve negociações entre empresas, governos e sociedade civil, pois as políticas e metas não devem ser apenas economicamente viáveis, mas socialmente justas, ambientalmente corretas e culturalmente compartilhadas.

Keywords : contabilidade de custos; externalidades; sustentabilidade; responsabilidade social da empresa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese