SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Construção de curva de juros de debêntures no mercado brasileiro utilizando a parametrização de Nelson-SiegelImpacto dos investimentos em TI na eficiência dos bancos argentinos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107

Resumo

TIGRE, Paulo Bastos  e  NORONHA, Vitor Branco. Do mainframe à nuvem: inovações, estrutura industrial e modelos de negócios nas tecnologias da informação e da comunicação. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2013, vol.48, n.1, pp.114-127. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1077.

Inovações radicais nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) abrem oportunidades para o desenvolvimento de novos modelos de negócios que, quando bem-sucedidos, acabam por alterar a própria estrutura da indústria global. A partir da revisão de mudanças estruturais ocorridas nas TIC nas últimas cinco décadas, neste artigo analisam-se a relação entre novas tecnologias, o surgimento de empresas consideradas paradigmas e seus respectivos modelos de negócios visando contribuir para o processo de formulação de estratégias empresariais e políticas públicas. O caso da empresa Google, responsável pela última onda de inovações radicais no setor, é analisado com base na recente literatura sobre a economia da informação visando exemplificar o impacto das mudanças tecnológicas no padrão de competição da indústria.

Palavras-chave : tecnologias da informação e da comunicação; inovação; história da informática; modelos de negócios; estrutura industrial; mainframes; minicomputadores; microcomputadores; Internet; computação em nuvem; Google; empresas paradigma; política industrial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons