SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Cenários para a cadeia produtiva de leite no Brasil em 2020Redes na agricultura argentina: um estudo de caso múltiplo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107

Resumo

CASTRO, Luciano Thomé e; NEVES, Marcos Fava  e  NAKATANI, Julio Kyosen. Modelos organizacionais para parcerias público-privadas na irrigação pública no Brasil. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2013, vol.48, n.2, pp.268-280. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1087.

Neste trabalho, visa-se avaliar modelos organizacionais existentes e propostas para os perímetros públicos de irrigação (PPIs) no semiárido brasileiro. Em tempos de transformação na agricultura e na remodelação de investimentos públicos com o uso de mecanismos de parcerias público-privadas, alternativas quanto a arquiteturas organizacionais e PPIs começam a surgir. É utilizada a nova economia institucional e suas vertentes de economia dos custos de transação e de ambiente institucional como base de análise. Entrevistas com potenciais investidores selecionados são feitas e é sugerido que o modelo contratual de PPI tende a ser o mais viável tanto sob o ponto de vista conceitual como sob o resultante das entrevistas com a iniciativa privada. Todavia, são feitas ressalvas nas formas contratuais entre os agentes, como forma de assegurar o desenvolvimento dos perímetros e questões sobre o limite da ação pública.

Palavras-chave : perímetros públicos de irrigação; parcerias público-privadas; remodelação de investimentos públicos; modelos organizacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons