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Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

MAYER, Verônica Feder  and  AVILA, Marcos. Percepção de injustiça em aumentos de preço: um estudo experimental. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2014, vol.49, n.3, pp.566-577. ISSN 0080-2107.  https://doi.org/10.5700/rausp1168.

Neste artigo, apresenta-se experimento realizado com o objetivo de investigar os antecedentes e as consequências da percepção de injustiça em uma situação de aumento de preço. No modelo teórico proposto afirma-se que a dependência do consumidor em relação ao fornecedor do serviço e a relevância que o consumidor atribui ao serviço afetarão os graus de percepção quanto à injustiça de preços, de raiva e de intenções de reclamar e retaliar. Os resultados dão suporte a todas as hipóteses especificadas no modelo. Os resultados indicam que certas situações de percepção de injustiça não apenas levam a emoções mais fortes e reações mais dramáticas por parte de consumidores, mas também permitem que se antecipem quais as situações de injustiça percebida que oferecem maiores riscos e maior potencial de conflito.

Keywords : injustiça de preços; aumento de preço; raiva; relevância do serviço; dependência do fornecedor do serviço.

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