SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue4Differences in the patent management in Brazilian companies with and without plants abroadThe physical distribution as strategic resource for consumer goods manufacturers aiming at achieving competitive advantage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

ALEXANDRE REIS, Graeml  and  JURANDIR, Peinado. O efeito das capacidades logísticas na construção de resiliência da cadeia de suprimentos. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2014, vol.49, n.4, pp.642-655. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1174.

Neste artigo, analisa-se o efeito de determinadas capacidades logísticas sobre a resiliência da cadeia de suprimentos, replicando no Brasil um estudo realizado com empresas norte-americanas, o que permite uma análise comparativa entre os resultados de ambas as pesquisas. Os participantes responderam uma pesquisa survey com um questionário de escala Likert para testar seis hipóteses relativas à correlação entre algumas variáveis. Observou-se o relacionamento positivo das variáveis orientação para gerenciamento de risco, foco no cliente e foco no compartilhamento de informações com a variável resiliência da cadeia de suprimentos. A pesquisa não comprovou relação da resiliência da cadeia de suprimentos com a vantagem competitiva percebida ou com a variabilidade dos processos logísticos. Também não foi comprovada relação alguma entre a variável variabilidade dos processos logísticos e a variável vantagem competitiva percebida.

Keywords : logística; resiliência; cadeia de suprimentos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )