SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue4Place marketing: state of the art and future perspectivesThe ordinary management of small businesses: another look on the management in organizational studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

BARCELLOS, Rebeca de Moraes Ribeiro de; DELLAGNELO, Eloise H. Livramento  and  SALLES, Helena Kuerten de. Práticas organizacionais e o estabelecimento de lógicas de equivalência: o Circuito Fora do Eixo à luz da Teoria Política do Discurso. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2014, vol.49, n.4, pp.684-697. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1177.

Uma das tarefas políticas mais importantes dos estudos críticos na área de organizações é explorar os processos de organização da resistência. No entanto, esse desafio é dificultado devido à noção restrita de organização predominante no campo dos estudos organizacionais. Nesse sentido, a Teoria Política do Discurso (TPD) tem se apresentado como uma alternativa capaz de auxiliar na compreensão dos processos de resistência vivenciados por organizações contra hegemônicas, trazendo à tona práticas alternativas de organizar. Neste trabalho, o objetivo é, a partir da teoria mencionada, analisar práticas organizacionais desenvolvidas pelo Circuito Fora do Eixo para a articulação de diferentes iniciativas em prol de objetivos comuns. No estudo de caso empreendido, evidencia-se que categorias fornecidas pela TPD, como articulação e lógica de equivalência, apresentam elementos importantes para a análise e a compreensão dos processos de organização da resistência.

Keywords : práticas organizacionais; resistência; Circuito Fora do Eixo; Teoria Política do Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )