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Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

MOITA, Rodrigo Menon Simões; SILVA, Carlos Eduardo Lobo e  e  ANDRADE, Eduardo de Carvalho. Excesso de demanda permanente como estratégia de mercado: uma análise do mercado brasileiro de ensino superior. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2015, vol.50, n.1, pp.9-25. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1181.

Muitas Instituições de Ensino Superior (IES) precificam seus cursos abaixo do preço de equilíbrio para gerar excesso de demanda permanente. Neste artigo, primeiramente se adaptam as ideias de Becker (1991) para entender por que as IES precificam seus cursos dessa maneira. O fato de os alunos serem consumidores e insumos no processo de produção de educação gera um equilíbrio de mercado em que algumas firmas cobram preços elevados e têm excesso de demanda por suas vagas, e outras cobram um preço baixo e sobram vagas. Em seguida, analisa-se esse equilíbrio empiricamente. Estima-se a demanda por cursos de graduação em Administração no estado de São Paulo. Os resultados mostram que o preço, a qualidade dos alunos ingressantes e a porcentagem de professores com doutorado são os fatores determinantes na escolha de um estudante. Dado que a qualidade dos estudantes determina a demanda por uma IES, calcula-se qual é o valor, para uma IES, de ter melhores estudantes. Esse valor é igual à receita de que ela abdica para manter excesso de demanda e seleção de alunos. Com respeito ao investimento em seleção de alunos, 39 IES no estado de São Paulo abdicaram de uma receita de aproximadamente R$ 5 milhões por ano por turma de ingressantes, o que equivale a 7,6% da receita de uma classe de ingressantes.

Palavras-chave : educação superior; segmentação de mercado; efeito dos pares.

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