SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Decisão de escolha de carreira no Brasil: uma abordagem por opções reaisCausas e consequências da dívida no cartão de crédito: uma análise multifatores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

NARDY, André; FAMA, Rubens; GUEVARA, José Arnoldo de Hoyos  e  MUSSA, Adriano. Verificação da ocorrência do efeito índice no Ibovespa – 2004-2013. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2015, vol.50, n.2, pp.153-168. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1191.

No artigo, analisa-se a ocorrência de retornos e volumes anormais para as ações adicionadas ao Ibovespa entre 2004 e 2013, no contexto do efeito índice, uma das anomalias de mercado mais antigas relatadas em finanças, empregando-se a metodologia de estudo de evento. Diferentemente de outros estudos, encontram-se retornos anormais positivos próximos aos dias que antecedem a data de efetivação do índice à nova carteira. Os resultados são invertidos para períodos de estimação superiores àquele de apuração do índice. Os volumes são anormalmente altos. A não persistência dos retornos anormais ao longo da janela de entrada é coerente com a hipótese de pressão de preços e pode ser considerada coerente com a forma de eficiência semiforte de mercado.

Palavras-chave : efeito índice; Ibovespa; anomalias; finanças comportamentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )