SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Verificação da ocorrência do efeito índice no Ibovespa – 2004-2013Revisitando as estratégias de momento: o mercado brasileiro é realmente uma exceção? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

KUNKEL, Franciele Inês Reis; VIEIRA, Kelmara Mendes  e  POTRICH, Ani Caroline Grigion. Causas e consequências da dívida no cartão de crédito: uma análise multifatores. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2015, vol.50, n.2, pp.169-182. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1192.

Neste estudo, o objetivo é avaliar as causas e as consequências da dívida no cartão de crédito a partir de fatores comportamentais. Realizou-se uma pesquisa com 1.831 usuários de cartão de crédito dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Maranhão por meio da aplicação de questionários. Inicialmente, observou-se que os respondentes mantêm baixos índices de endividamento no cartão de crédito. Nos resultados obtidos com a modelagem de equações estruturais, apontam-se como determinantes da dívida os construtos materialismo, compras compulsivas, comportamento de uso no cartão de crédito e alfabetização financeira; e como consequências, o baixo nível de bem-estar financeiro e as emoções negativas.

Palavras-chave : endividamento; cartão de crédito; fatores comportamentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )