SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Revisitando as estratégias de momento: o mercado brasileiro é realmente uma exceção?Análise de métricas de risco na otimização de portfolios de ações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

BORGES, Elaine Cristina  e  MARTELANC, Roy. Sorte ou habilidade: uma avaliação dos fundos de investimento no Brasil. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2015, vol.50, n.2, pp.196-207. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1194.

Neste estudo, verifica-se se os retornos dos fundos de investimento no Brasil decorrem da habilidade dos gestores ou apenas do fator sorte. Foi utilizada a metodologia de Fama e French, que concluem pela irrelevância da habilidade nos Estados Unidos da América. Para estimar a distribuição de alfas que seriam obtidos por mera sorte, foram gerados dez mil fundos simulados a partir de sorteios dentre os retornos dos fundos reais em cada mês. Na comparação dos alfas simulados com os reais, evidenciou-se haver habilidade na geração de retornos anormais positivos, especialmente pelos gestores dos fundos grandes.

Palavras-chave : fundos de investimento; avaliação; simulação; alfa; sorte ou habilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )