SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Contágio da crise norte-americana do subprime sobre os mercados dos BRIC e da União EuropeiaFinanciamento das pequenas e médias empresas: análise das empresas do distrito do Porto em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

SOARES, Selene de Souza Siqueira  e  SAES, Maria Sylvia Macchione. Distribuição de combustível no estado de São Paulo: estruturas de governança e mecanismos complementares de coordenação. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2015, vol.50, n.2, pp.241-253. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1197.

Neste trabalho, o foco é o estudo das governanças das transações adotadas pelas distribuidoras de combustíveis com os postos varejistas, segundo abordagem teórica da nova economia institucional (NEI). Foi realizada pesquisa de campo, por meio de entrevistas presenciais com 25 empresas distribuidoras, as quais respondem por aproximadamente 80% das vendas nacionais de gasolina e etanol. Os resultados sugerem que as estruturas de governança diferenciam-se pela especificidade de ativos e que as governanças híbridas são as mais recorrentes. Nas conclusões, indica-se ainda que o porte dos distribuidores tem sido determinante na escolha dos mecanismos de coordenação utilizados e que a demora em fazer valer os contratos tem sido a principal causa da emergência dos mecanismos complementares, sendo sua utilização direcionada basicamente à proteção dos ativos específicos nas transações.

Palavras-chave : estrutura de governança; contratos; distribuição; combustível automotivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )