SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Distribuição de combustível no estado de São Paulo: estruturas de governança e mecanismos complementares de coordenação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

TAVARES, Fernando Oliveira; PACHECO, Luís  e  ALMEIDA, Emanuel Ferreira. Financiamento das pequenas e médias empresas: análise das empresas do distrito do Porto em Portugal. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2015, vol.50, n.2, pp.254-267. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1198.

Neste artigo, o objetivo é conhecer e analisar as formas de financiamento e produtos mais utilizados pelas pequenas e médias empresas do distrito do Porto, em Portugal. Pretende-se ainda perceber a aceitabilidade e a propensão para utilização de formas de financiamento alternativas e compreender quais as dificuldades das empresas no acesso ao crédito. O método utilizado é quantitativo e exploratório, um inquérito foi enviado a 1.600 empresas do distrito do Porto, acerca das diferentes formas de financiamento das organizações. Os resultados permitem concluir que o crédito bancário é a principal fonte de financiamento das pequenas e médias empresas, seguindo-se o autofinanciamento. O financiamento pela emissão de ações e obrigações é residual. Os resultados apresentam três fatores preponderantes quando as empresas têm necessidade de financiar-se: o crescimento da empresa, o custo do empréstimo e os aspetos burocráticos. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os três fatores encontrados são um contributo para o estudo sobre o financiamento de pequenas e médias empresas, merecendo atenção por parte de investidores, gestores e detentores de capital.

Palavras-chave : financiamento; gestão financeira; pequenas e médias empresas; análise fatorial; formas alternativas de financiamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )