Aglutinadores |
Os aglutinadores constituem sua identidade por valorizar a companhia de pessoas ao seu redor e usam do seu jeito cordial para reuni-las. Encontraram-se, na pesquisa, referências a companhias, amigos, familiares ou outros membros como fatores importantes para uma boa experiência com o produto da marca. |
Altivos |
Os altivos são aqueles que se autovalorizam por meio dos signos da marca, para promover a si mesmos perante os outros, criando situações em que se tornam centro das interações. As passagens a seguir referem-se a duas interações publicadas por interagente a uma informação da marca sobre um de seus produtos de mais alto valor comercial e sua possibilidade de personalização no ato da compra. |
Bairristas |
Os bairristas são exaltadores de sua cultura local. Nas interações, demonstraram relacionar o signo da marca a símbolos dessa cultura. Na comunidade da Johnnie Walker, a marca faz menção a aspectos que dizem respeito ao país, certos estados ou cidades, o que é corroborado pelos consumidores como um valor local. |
Corretos |
Por defenderem uma atuação de acordo com regras institucionalizadas, os corretos revelaram-se como sendo sujeitos politicamente corretos, condutores sensatos de suas vidas. Essa identidade revela-se em situações em que os consumidores se demonstraram inclinados a atitudes equilibradas relacionadas à marca. |
Desafortunados |
Os desafortunados são aqueles que demonstram desânimo em suas interações. Apareceram, na comunidade, frustrados ou desestimulados diante das interações feitas pela marca. |
Escapistas |
Os escapistas buscam fugir da realidade ou rotina. Nesse contexto, revelam-se ao utilizar a marca como meio para essa fuga. Encontraram-se, nesse sentido, consumidores declarando o desejo de relaxar depois de uma jornada de trabalho estressante, acompanhados dos signos da marca. |
Espertos |
Embora demonstrem como são conhecedores das regras e práticas socialmente adequadas, os espertos agem de forma contrária, visando ao benefício próprio. Nesse caso, demonstraram tais atitudes na interação com a marca e seus signos. |
Experts
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Os experts revelam-se àqueles que demonstram conhecimento sobre assuntos que os agradam. Nesse caso, a identidade revelou-se ao exibirem seus conhecimentos sobre a marca e seus signos. Nos achados, isso se evidência por meio de declarações de contemplação, relatos da história da marca, pela defesa de uma etiqueta de consumo ou críticas àqueles que tratam a marca de forma ordinária. |
Farristas |
Os farristas compreendem os sujeitos que buscam o prazer por meio de atividades recreativas e prazerosas. Revelam-se pela associação desses momentos ao consumo da marca em clima de festa, certas localidades e modos de consumo. |
Indóceis |
Por outro lado, os indóceis apresentam-se como aqueles que assumem a posição de antissociais em uma comunidade, revelando-se por traços de mau humor. Encontraram-se ênfases disso em declarações de preferência por outra marca, por outros produtos, por aversão ao consumo de bebida alcoólica ou por depreciarem signos da marca ou outros participantes inseridos na comunidade. |
Machões |
Os machões colocam em destaque sua virilidade. Nesse caso, promoveram-se por meio da associação dos signos da marca a elementos percebidos como sendo do universo masculino. |
Parasitos |
Os parasitos evidenciam-se em sua procura por oportunidades para se socializar por meio da marca. Possuem a capacidade de se animar com o que a marca e seus signos propõem. Na comunidade, apareceram expressando essa identidade ao demonstrar seus interesses na interação com a marca, fazendo pedidos ou tirando dúvidas. |
Piadistas |
Os piadistas utilizam-se da marca e seus signos, bem como de interações dos membros, para fazer graça. Entre os interagentes da comunidade, encontraram-se variadas formas de manifestações dessa identidade, desde relacionadas à própria bebida até a colocações capciosas em relação ao que foi dito pela marca na comunidade. |
Provocadores |
São dotados de opiniões políticas, econômicas e sociais e as revelam ao insuflarem polêmicas. Neste trabalho, demonstraram sua identidade ao se apropriarem dos signos marcários para promover suas posições. |
Relapsos |
São desatentos ou despreocupados com sua maneira de agir perante os outros. Nos achados da pesquisa, essa identidade refere-se a como os sujeitos reconhecem a marca e seus signos, mas não interagem com ela de modo apropriado, conforme se espera deles. Mais precisamente, são encontrados em situações em que os consumidores demonstraram indiferença pelo modo como se deve consumir a bebida. |
Românticos |
São sentimentais, aproveitam as oportunidades para exaltar a importância de estar em companhia de outro em momentos íntimos e felizes. Isso se revelou na comunidade em situações em que interagentes associaram a marca à companhia do outro em contextos prazerosos. |