SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1Understanding the hierarchy governance choice of some wineries in Brazil - case study of 3 Brazilian wineriesEffect of investments on fundamentals and market reaction on pre-operational and operational Brazilian companies for the period 2006-2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

PILLI, Luis Eduardo  and  MAZZON, José Afonso. Sobrecarga de informação, adiamento de escolha e a função moderadora de need for cognition: evidência empírica. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2016, vol.51, n.1, pp.36-55. ISSN 0080-2107.  https://doi.org/10.5700/RAUSP1222.

Aumento da propensão a evitar a escolha em função da sobrecarga de informações é um tema sujeito a debate intenso. Os modelos de maximização neoclássica prevêem que a propensão a evitar escolha não aumente com a oferta de mais informação ao consumidores. Diferentemente, os modelos com origem na psicologia cognitiva predizem que as características do ambiente de decisão podem provocar efeitos comportamentais que aumentem a propensão a não escolher, em função da sobrecarga de informação.A partir de estímulos gerados experimentalmente, esta pesquisa empírica torna evidente a presença de efeitos comportamentais provocados pela sobrecarga de informação, revela diferenças no efeitos provocados pela variação no número de opções em comparação ao número de atributos e demonstra que a característica de personalidade need for cognition modera tais efeitos comportamentais.

Keywords : efeitos comportamentais; adiamento de escolha; sobre - carga de informações; need for cognition.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )