SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1Information overload, choice deferral, and moderating role of need for cognition: Empirical evidenceThe evolution of universities' relations with the business sector in Brazil: What national publications between 1980 and 2012 reveal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

PEREIRA, Marco Antonio; SECURATO, José Roberto  and  SOUSA, Almir Ferreira de. Efeito dos investimentos nos fundamentos e na reação de mercado de empresas brasileiras pré-operacionais e operacionais do período de 2006 a 2012. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2016, vol.51, n.1, pp.56-71. ISSN 0080-2107.  https://doi.org/10.5700/rausp1223.

O trabalho fornece evidências sobre a reação do mercado às decisões de investimento de empresas cujo valor acionário é predominantemente atribuído às opções de crescimento. A pesquisa exploratória levantou empresas pré-operacionais e seus pares operacionais dos mesmos segmentos da economia. Investigou-se a existência de diferenciação estatística a partir de indicadores financeiros que refletissem os ativos instalados e os ativos de crescimento para, em seguida, estudar a reação do mercado às variações do ativo não circulante como elemento de sinalização acerca das decisões de investimento. Destaca-se nas empresas pré-operacionais o processo de formação do ativo operacional e o valor acionário quase exclusivamente dependente dos ativos de crescimento. Como resultado, os testes de diferenciação confirmaram que as empresas pré-operacionais têm seu valor especialmente derivado das opções de crescimento. A reação do mercado foi maior nas empresas pré-operacionais, apresentando retornos anormais negativos, enquanto que nas operacionais tais retornos foram positivos, o que pode indicar que a qualidade do investimento é julgada a partir da divulgação financeira. Ademais, a divulgação é aguardada pelos investidores de empresas operacionais para ajustarem seus preços. Conclui-se que os resultados estão de acordo com as evidências empíricas e que atenção especial deva ser dada aos investimentos de formação de capital de longo prazo pelos participantes dos mercados financeiros.

Keywords : investimento de capital; estudo de evento; ativos instalados; opções de crescimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )