SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Satisfaction of private interest associations’ members: a study with sugarcane producers in BrazilAgricultural insurance mechanisms through mutualism: the case of an agricultural cooperative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

MACHADO, Marcelo André; NIQUE, Walter Meucci  and  FEHSE, Felipe Bentancur. Orientação internacional e comprometimento exportador na rápida internacionalização de pequenas e médias empresas: validação de escalas e implicações para o caso brasileiro. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2016, vol.51, n.3, pp.255-265. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.002.

Recentemente, um conjunto de mudanças no ambiente competitivo mundial trouxe à tona um novo tipo de organização em que, desde sua criação, uma parcela significativa de seu faturamento provém de atividades internacionais desenvolvidas em mais de um continente. Nesse contexto, o processo de internacionalização de empresas por estágios e de caráter incremental perdeu seu poder explicativo no caso dessas novas pequenas e médias empresas (PME). Assim, o presente estudo revisou os construtos da orientação internacional (OI) e de comprometimento com a exportação (CE), dentro do campo teórico da rápida internacionalização de PMEs, para identificar escalas que melhor aferissem essas dimensões no contexto brasileiro. Após a revisão de literatura e uma pesquisa exploratória, as escalas de OI e CE propostas por Knight e Cavusgil (2004) e Shamsuddoha e Ali (2006), respectivamente, foram aplicadas em uma amostra de 398 empresas brasileiras exportadoras de pequeno e médio porte. Apesar das diferenças conjunturais e situacionais inerentes às empresas brasileiras, as escalas selecionadas apresentaram elevada confiabilidade de mensuração. Ainda, os resultados da pesquisa de campo trazem evidências da existência do fenômeno da rápida internacionalização de PMEs no Brasil, bem como reforçam alguns pressupostos teóricos de outras investigações empíricas feitas com amostras de PMEs em países desenvolvidos.

Keywords : Internacionalização de pequenas e médias empresas; Born globals; Orientação internacional; Comprometimento exportador.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )