SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian caseRelationship between eco-innovations and the impact on business performance: an empirical survey research on the Brazilian textile industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

MACHINSKI, Paulo Alberto; FARIA, Mauro Cézar de; MOREIRA, Vilmar Rodrigues  and  FERRARESI, Alex Antonio. Mecanismos de seguro agropecuário via mutualidade: o caso de uma cooperativa agroindustrial. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2016, vol.51, n.3, pp.266-275. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.004.

O objetivo desse artigo foi verificar como o sistema de mutualismo é aplicado em uma cooperativa para a mitigação de riscos, como opção à contratação de seguros tradicionais. Para tanto, foi feito um estudo de caso único, holístico, em uma cooperativa agroindustrial no Estado do Paraná, com dados levantados entre junho e setembro de 2014. Foram identificadas quatro aplicações do mutualismo na cooperativa estudada, especificamente para mitigação de riscos de intempéries para produtores de grãos (milho, soja e feijão); para mitigação de riscos da volatilidade de preços de suínos; e para a mitigação de riscos de morte por raio, brucelose e tuberculose (bovinos). Foi verificado que por meio da mutualidade as cooperativas constituem soluções para problemas próprios do seu meio e específicos do setor do agronegócio. As cooperativas são coordenadoras e administradoras de todo o mecanismo de seguro mútuo para atender aos riscos envolvidos em atividades desenvolvidas nelas e/ou pelos seus cooperados. O mutualismo se mostrou eficaz em diversas situações identificadas de sinistros. Entretanto, a exemplo das formas de seguro tradicionais, em caso de catástrofes o sistema não alcança a cobertura necessária.

Keywords : Seguro; Mutualismo; Gestão de riscos; Cooperativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )