SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Agricultural insurance mechanisms through mutualism: the case of an agricultural cooperativeReview of passive transparency in Brazilian city councils author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

BRASIL, Marcus Vinicius de Oliveira; ABREU, Mônica Cavalcanti Sá de; SILVA FILHO, José Carlos Lázaro da  and  LEOCADIO, Aurio Lucio. As relacões entre eco-inovações e o impacto na performance empresarial: uma pesquisa empíricana indústria têxtil brasileira. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2016, vol.51, n.3, pp.276-287. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.003.

Este estudo usa a teoria baseada em recursos e investiga as inter-relações entre três tipos de ecoinovação (processo, produto, organizacional) e o seu impacto na performance empresarial. Com o uso de uma modelagem de equações estruturais e com uma amostra que envolveu 70 empresas têxteis, os resultados da pesquisa indicam que a performance empresarial é afetada por ecoinovações de produto e ecoinovações organizacionais. A ecoinovação organizacional influencia significativamente os efeitos das ecoinovações de processo e de produto e existem relações entre as ecoinovações de processos e de produtos. A pesquisa revela que cada tipo de ecoinovação tem seus próprios atributos e determinantes e que contribuem positivamente para a performance empresarial. O estudo no setor têxtil amplia a discussão sobre a interdependência das relações coevolutivas entre os diferentes tipos de ecoinovação e demonstra que o desenvolvimento de programas de inovação eficientes requerem o aprimoramento das capacidades organizacionais e tecnológicas.

Keywords : Inovação sustentável; Eco-inovação; Performance empresarial; Indústria têxtil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )