SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4O que motiva a doação de dinheiro? Estudo sobre motivadores externosResistência e contra-resistência-organizada em espaços de conflitos: uma etonografia com trabalhadores da Embraer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

AMBROZINI, Luciana Cardoso Siqueira  e  MARTINELLI, Dante Pinheiro. Contratos formais e relacionais entre organizações: proposição de um modelo para análise das características transacionais e das estruturas de governança a partir de casos comparativos. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2017, vol.52, n.4, pp.374-391. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2017.08.010.

A literatura aponta que a utilização de estruturas de governança formais e relacionais tem papel fundamental na condução e manutenção das relações interorganizacionais. Entretanto, verifica-se possibilidades para discussões sobre composição e função dessas estruturas na presença de diferentes características transacionais. Propõe-se, assim, um modelo fundamentado nas literaturas de contratos formais, relações interorganizacionais, nas Teorias dos Contratos Relacionais e Economia dos Custos da Transação. Sendo uma pesquisa qualitativa-exploratória, foram realizadas e interpretadas por meio da Análise de Conteúdo seis entrevistas estruturadas para comparação dos casos e discussão de proposições teóricas. Observou-se que algumas características transacionais quando presentes com maior intensidade no contexto da transação tendem a corroborar as proposições teóricas de conteúdo e função contratual formal, demonstrando que a intensidade da presença de características transacionais apresenta-se como fator relevante para análise de adequação de estruturas de governança. No mesmo sentido, a utilização das diferentes normas relacionais apresenta variações dentro de cada característica analisada. Outros aspectos explorados na Análise de Conteúdo são sugeridos para a compor do modelo de análise. São discutidas proposições exploradas acerca da composição do contexto da transação e a complementaridade de estruturas de governança de relações interorganizacionais.

Palavras-chave : Relações interorganizacionais; Conteúdo contratual formal; Conteúdo contratual relacional; Contexto de transação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )