SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Resistance and organized counter-resistance in conflict areas: an ethnography with Embraer's workersConsumer behavior of electronic games' players: a study on the intentions to play and to pay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

SILVEIRA, Rodrigo Lanna Franco da; MACIEL, Leandro dos Santos; MATTOS, Fabio L.  and  BALLINI, Rosangela. Persistência de volatilidade e efeito de inventário nos mercados de futuros de grãos: evidência de um modelo recursivo. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2017, vol.52, n.4, pp.403-418. ISSN 1984-6142.  https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.08.003.

Neste artigo, os autores procuraram investigar a persistência da volatilidade e inventory effect nos mercados futuros de grãos no período entre 1959 e 2014. A inovação do estudo consistiu na aplicação de um modelo de volatilidade recursivo TARCH(1,1) com rolagem das estimativas a partir de uma janela de tempo de quatro anos. Os resultados apontaram para uma alta persistência da volatilidade condicional nos mercados de milho e soja. Além disso, observou-se a presença dos efeitos sazonalidade, inventory e time-to-maturity na dinâmica de volatilidade dos preços de ambos mercados. Verificou-se ainda uma queda na persistência de curto-prazo no período recente, o que levou a uma diminuição da persistência de longo-prazo e da meia-vida nos mercados em estudo.

Keywords : Volatilidade; Persistência da volatilidade; Inventory effect; Mercado futuro de grãos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )