SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Volatility persistence and inventory effect in grain futures markets: evidence from a recursive modelUnderstanding consumer's responses to negative emotions related to crowding on satisfaction and impulse purchase in retail: the mediating role of coping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

SOUZA, Lucas Lopes Ferreira de  and  FREITAS, Ana Augusta Ferreira de. Comportamento do consumidor de jogos eletrônicos: um estudo sobre as intenções de jogar e pagar. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2017, vol.52, n.4, pp.419-430. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2017.08.004.

O mercado de games é um dos mais rentáveis no quesito lazer, ultrapassando o mercado cinematográfico, e figura como o 11° do mundo e o 1° da América Latina em rentabilidade para as empresas. A despeito desta importância, poucas informações são conhecidas sobre quais as razões que motivam as pessoas a jogar. Este artigo teve como objetivo analisar quais características dos jogos influenciam os consumidores de games a jogar e a pagar. Como metodologia, uma pesquisa de campo foi conduzida com cerca de 600 usuários, e a modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar o modelo. Entre os resultados, mostra-se que os construtos desafio, desvio, diversão, fantasia e interação social têm influência na intenção de jogar e pagar, enquanto o construto competição influencia negativamente a intenção de jogar. Não foram obtidas causalidades significantes dos construtos flexibilidade de tempo e excitação, no construto intenção de jogar. Ademais, foi observado que as motivações que obtiveram maior impacto são a diversão, o desafio e a fantasia, características que devem ser observadas por desenvolvedores e indústrias do setor.

Keywords : Mercado de games; Intenção de jogar; Intenção de pagar; Modelagem de equações estruturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )