SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4Persistência de volatilidade e efeito de inventário nos mercados de futuros de grãos: evidência de um modelo recursivoEntendendo respostas às emoções negativas de crowding na satisfação e compra por impulso no varejo: o papel mediador do Coping índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

SOUZA, Lucas Lopes Ferreira de  e  FREITAS, Ana Augusta Ferreira de. Comportamento do consumidor de jogos eletrônicos: um estudo sobre as intenções de jogar e pagar. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2017, vol.52, n.4, pp.419-430. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2017.08.004.

O mercado de games é um dos mais rentáveis no quesito lazer, ultrapassando o mercado cinematográfico, e figura como o 11° do mundo e o 1° da América Latina em rentabilidade para as empresas. A despeito desta importância, poucas informações são conhecidas sobre quais as razões que motivam as pessoas a jogar. Este artigo teve como objetivo analisar quais características dos jogos influenciam os consumidores de games a jogar e a pagar. Como metodologia, uma pesquisa de campo foi conduzida com cerca de 600 usuários, e a modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar o modelo. Entre os resultados, mostra-se que os construtos desafio, desvio, diversão, fantasia e interação social têm influência na intenção de jogar e pagar, enquanto o construto competição influencia negativamente a intenção de jogar. Não foram obtidas causalidades significantes dos construtos flexibilidade de tempo e excitação, no construto intenção de jogar. Ademais, foi observado que as motivações que obtiveram maior impacto são a diversão, o desafio e a fantasia, características que devem ser observadas por desenvolvedores e indústrias do setor.

Palavras-chave : Mercado de games; Intenção de jogar; Intenção de pagar; Modelagem de equações estruturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )