SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4Investigando o fracasso em negociações de F&A: a perspectiva de negociadores no BrasilInformal contracting between and within firms índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

FROEHLICH, Cristiane; BITENCOURT, Claudia Cristina  e  BOSSLE, Marilia Bonzanini. A utilização das capacidades dinâmicas para impulsionar a inovação em uma Empresa Química Brasileira. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2017, vol.52, n.4, pp.479-491. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2017.08.007.

As capacidades dinâmicas procuram explicar como vantagens competitivas podem ser construídas em ambientes que mudam rapidamente. Neste estudo tem-se como objetivo analisar como a aplicação dos microfundamentos das capacidades dinâmicas pode contribuir para a expansão da capacidade de inovação. Os dados foram coletados por meio de dez entrevistas semiestruturadas com executivos de uma empresa química, e analisados por meio da análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam que a aplicação dos microfundamentos das capacidades dinâmicas contribui para o desenvolvimento da capacidade de inovação, através da consolidação da primeira capacidade dinâmica (sensing), que estimula a inovação. Sensing pode ser considerada uma capacidade organizacional, resultante da integração entre as estratégias organizacionais e as práticas de inovação da organização. Além disso, este estudo traz as seguintes contribuições: a necessidade de incluir um novo microfundamento na capacidade de sensing, que neste estudo é chamado de "processos para gerenciar a inovação em um nível estratégico" e a necessidade de adaptar outro microfundamento relacionado com a capacidade sensing, chamado de "processos orientados para a colaboração com os fornecedores para complementar e estimular inovações dentro da empresa". Sugere-se que estes processos devem ser reavaliados em termos de seu potencial de gerar e complementar a inovação organizacional.

Palavras-chave : Capacidade de inovação; Capacidades dinâmicas; Microfundamentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )