Acessibilidade / Reportar erro

A LICENCIATURA EM ENFERMAGEM E A PRÁTICA DE ENSINO: UMA REVISÃO CRÍTICA DE SUA EVOLUÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO* * Tese de doutoramento apresentada à Escola de Enfermagem da USP, 1988.

Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo

O presente estudo tem como objetivo descrever a evolução histórico-legal de um segmento do Curso de Graduação: a Licenciatura em Enfermagem, como ênfase na sua criação na Universidade de São Paulo, em 1974.

Os dispositivos legais sobre o assunto, apresentados cronologicamente, são relacionados aos fatos que os influenciaram e conseqüências que acarretaram. Foram utilizados atos legais, documentos não publicados das instituições de ensino citadas, relatos de pessoas envolvidas e dados do arquivo pessoal da autora.

Além disso, é relatada a experiência da autora no magistério de Prática de Ensino de Enfermagem, descrevendo as atividades de professores e licenciandos no programa da disciplina.

No momento atual, por força da legislação e de outras mudanças, os cursos de Licenciatura em Enfermagem, no Brasil, são essenciais no preparo do enfermeiro para o magistério no ensino médio de enfermagem, para o ensino nos Programas de Saúde aos alunos de Primeiro e segundo graus e, principalmente, pela participação do licenciado nas atividades educativas em saúde e na formação de recursos humanos para a enfermagem.

Este curso propicia condições para o efetivo desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro levando-o à reflexão sobre a realidade brasileira no sentido de torná-la melhor.


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br