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Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CARVALHO, Emilia Campos de et al. O processo de diagnosticar e o seu ensino. Rev. esc. enferm. USP [online]. 1996, vol.30, n.1, pp.33-43. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62341996000100004.

Este trabalho trata do ensino da habilidade para diagnosticar estudantes de enfermagem. Tem como objetivo geral verificar a adequação da elaboração do processo de análise e síntese e sua relação com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem. Após serem desenvolvidos os conteúdos programáticos previstos na disciplina de Enfermagem Médica, em face a uma situação hipotética, os alunos elaboraram o processo diagnóstico (RISNER, 1986) individualmente, chegando a um total de 106 formulações de Diagnóstico (Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association - NANDA). As maiores dificuldades se deram na área do estabelecimento de "relações" e de "agrupamento de dados". Sugere-se que o desenvolvimento do processo de pensamento inerente à análise e síntese seja estimulado desde o início do curso de graduação.

Keywords : Diagnóstico de Enfermagem; NANDA; Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

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