SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Life quality under the people´s optics that they present lesion medularEvolution of demand for the nursing undergraduate course of Federal University of São Carlos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MACIEL, Maria Helena Versiani  and  MARZIALE, Maria Helena Palucci. Problemas posturais X mobiliário: uma investigação ergonômica junto aos usuários de microcomputadores de uma escola de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 1997, vol.31, n.3, pp. 368-386. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62341997000300002.

A utilização de microcomputadores tem se tornado imprescindível atualmente e o pessoal de enfermagem, de encontro a esse avanço tecnológico vem incorporando o em sua prática, a qual é iniciada no curso de graduação. Como usuários da seção de informática de uma escola de enfermagem passamos a observar queixas de alunos em relação a adequação dos mobiliários utilizados. Interessou-nos então, desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar os mobiliários da, sala de informática com vistas às recomendações ergonômicas e identificar as posturas corporais adotadas pelos alunos na realização da atividade de digitação. Os procedimentos utilizados foram executados em 3 fases, observação livre do ambiente físico e mensuração dos mobiliários, observação das posturas corporais e entrevistas. Os resultados apontaram que o mobiliário utilizado é inadequado no que se refere a: bancada fixa, sem apoio para os pés, sem porta documentos; as cadeiras não são reguláveis, tem largura, do encosto fora dos padrões recomendados, não possuem braços e rodas, só tem quatro pés e tem, revestimento escorregadio e duro. Apenas em 18,6% do período observado foi adotada a postura considerada ideal para atividade de digitação, ou seja, coluna vertebral ereta,, cotovelos na altura do nível da bancada, pernas fletidas e pés apoiados. Sugere-se o planejamento de postos de trabalho para digitação a partir de dados relativos as medidas antropométricas dos usuários e da utilização de mobiliários adequados, a fim de que se possa oh ter um conjunto harmonioso entre mobiliário, ambiente e usuário proporcionando conforto e evitando problemas de saúde.

Keywords : Postura; Microcomputador; Enfermagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese