SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Perception of reality associated to a hospital situation and its influence in the interpersonal communicationPlanning process at nursing practices in a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

GIR, Elucir; COSTA, Fabiana Prado Potiens  and  SILVA, Adriana Maria da. A enfermagem frente a acidentes de trabalho com material potencialmente contaminado na era do HIV. Rev. esc. enferm. USP [online]. 1998, vol.32, n.3, pp. 262-272. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62341998000300009.

Realizou-se esta investigação, com os objetivos de identificar a ocorrência de acidentes de trabalho com material pérfuro-cortante potencialmente contaminado, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem de um Hospital de ensino geral do interior do Estado de São Paulo; relacionar a ocorrência destes acidentes com a categoria profissional e anos de trabalho na instituição; identificar o tipo de material pérfuro-cortante causador do acidente e identificar as condutas tomadas após o acidente, pelo acidentado. Para a coleta de dados, através de entrevista individual, utilizou-se um formulário estruturado onde registrava-se, a causa atribuída ao acidente, o período de atuação do profissional acidentado, o objeto causador, a conduta tomada após o acidente. Evidenciou-se que as Precauções Padrão ou as antigas Precauções Universais não são utilizadas como deveriam, conferindo portanto, risco à equipe de enfermagem. Considera-se que esta equipe necessita de orientações específicas através de educação continuada sobre o assunto.

Keywords : Risco Ocupacional; HIV [AIDS]; Precauções Padrão; Acidentes pérfuro-cortantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese