SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Guiding de relatives of patients in ICU: difficultes of lack of systematization?The right to information and the autonomy of the hospitalized elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

DYTZ, Jane Lynn Garrison; ROCHA, Semiramis Melani Melo  and  MELLO, Débora Falleiros de. A pesquisa em saúde infantil: a técnica do relato oral e o depoimento de mães. Rev. esc. enferm. USP [online]. 1999, vol.33, n.1, pp. 49-58. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62341999000100006.

Os coeficientes de morbimortalidade infantil apontam alguns fatores aos quais determinados grupos considerados de risco estão expostos, mas não revelam as reais condições de sua qualidade de vida. O presente estudo tem por objetivo descrever os passos percorridos pelas autoras na construção de uma pesquisa qualitativa sobre o modo de vida materno, discutindo aspectos metodológicos referentes ao recorte do objeto e à coleta de dados, em particular, à utilização da técnica de relato oral e as vantagens e dificuldades que esta apresenta. A narrativa das mães possibilita conhecer as necessidades, preocupações e estratégias que elas utilizam para cuidar da saúde dos filhos, bem como, determinações sociais mais amplas de suas condições de existência. Desta forma, o conhecimento gerado é importante para a organização das políticas e práticas sociais desenvolvidas pelo setor saúde.

Keywords : Enfermagem pediátrica; Metodologia de pesquisa; Depoimento de mães.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese