SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Difficulties and facilities of the patients in following the treatment of arterial hypertensionHead injury victms and their return to productivity after 6 months and 1 year author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi  and  SHIMA, Hisako. Sistema de informação em AIDS: limites e possibilidades. Rev. esc. enferm. USP [online]. 1999, vol.33, n.3, pp. 305-312. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62341999000300012.

O artigo faz uma análise do atual Sistema de Informação (SI) em AIDS, apontando as dificuldades com que se defrontou ao buscar caracterizar o modo como ocorria e evoluía em 1995 a epidemia da AIDS na Administração Regional de Saúde de Pirituba-Perus (ARS-8) do município de São Paulo. São enumeradas algumas críticas que a Vigilância Epidemiológica e o SI vêm sofrendo nos últimos anos, tais como a centralização e a desagregação das informações; dados que contemplam aspectos eminentemente biológico e a utilização de formulários complexos. Estas questões somadas às dificuldades que se impuseram ao se buscar caracterizar a epidemia na região, revelou que o sistema, tal como se encontrava estruturado, dificultava a caracterização da epidemia e o acompanhamento sistemático pelos níveis locais de saúde. Chama-se a atenção para a necessidade de revisão da finalidade do SI em AIDS, da natureza e da qualidade dos dados coletados. Reitera-se a importância da integração dos diversos bancos de dados sócio-demográficos e do enfoque microlocalizado do Sl para o Distrito de Saúde.

Keywords : AIDS; Vigilância epidemiológica; Sistema de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese