SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1The historicity of the health-illness process interpretative theoriesEvaluation of the corporal posture of the nursing workers in the movement of patients in bed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MIASSO, Adriana Inocenti  and  CASSIANI, Silvia Helena De Bortoli. Erros na administração de medicamentos: divulgação de conhecimentos e identificação do paciente como aspectos relevantes. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2000, vol.34, n.1, pp. 16-25. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342000000100003.

A administração de medicamentos é um processo multidisciplinar e um multi-sistema. Erros podem ocorrer em todas as etapas desse processo. Estratégias podem ser utilizadas e devem ser divulgadas para minimizar a ocorrência de erros. Este estudo foi planejado tendo os seguintes objetivos: identificar e analisar em periódicos das áreas de enfermagem, farmácia e hospitalar, publicações com temas ligados a administração de medicamentos e verificar a identificação no leito e no antebraço de pacientes internados em uma instituição hospitalar . Para alcançar o primeiro objetivo realizou-se uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, em três periódicos de maior circulação nacional das áreas descritas, no período de 1987 a 1997. Os artigos identificados foram agrupados em 5 tipos: assistência de enfermagem, ensino, medicamentos, pesquisa e técnica. Identificou-se 19 artigos sobre a temática estudada, sendo 42,1% destes voltados para os aspectos técnicos da administração de medicamentos. Para atingir o segundo objetivo realizou-se uma investigação de um dia, escolhido casualmente, verificando-se os 360 leitos da instituição quanto a identificação nos mesmos e nos pacientes. Destes, 74,7% estavam ocupados e 75,8% devidamente identificados. Observou-se que 23,8% dos pacientes possuíam pulseira de identificação colocada, na maioria dos pacientes, no dia anterior à cirurgia e não no momento da internação. Os resultados evidenciaram a pouca importância tanto do estudo desta temática, quanto na identificação do paciente e do leito por parte da instituição. Há pois necessidade de aumentar a divulgação de estudos e incrementar ações que minimizema ocorrência de erros na medicação.

Keywords : Medicamentos; Erros de medicação; Pacientes internados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese