Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do processo ensino-aprendizagem: seu significado para o aluno de ensino médio de enfermagem

Assessment of the teaching-learning process: its meaning for students holding a high school diploma or equivalent and attending a nursing program

Evaluacion del proceso ensenanza-aprendizaje: significado para el alumno de enseñanza del nivel medio de enfermería

Este estudo, realizado com alunos de uma escola particular de enfermagem da cidade de São Paulo, objetivou compreendero significado da avaliação para o educando de nível médio. Para a coleta de dados utilizamos um instrumento contendo apergunta: "qual o significado da avaliação para você enquanto aluno de um curso de auxiliar de enfermagem"? Os discursosforam analisados, segundo o referencial de BARDIN, na modalidade análise de conteúdo. Os resultados mostram a avaliaçãopautada num conjunto de significados que convergem para as categorias ENSINO-APRENDIZAGEM, FATORESEMOCIONAIS e PAPEL DO PROFESSOR.

Avaliação do ensino; Educação em enfermagem; Auxiliares de enfermagem; Técnicos de enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br