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Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

FRANCA, Inacia Sátiro Xavier de; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag  and  SOUSA, Rosiléa Alves de. Discurso político-acadêmico e integração das pessoas com deficiência: das aparências aos sentidos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2003, vol.37, n.4, pp.24-33. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342003000400003.

Objetivamos analisar o Decreto 3.298/99 e os planos das disciplinas dos Cursos de Graduação em enfermagem para verificar inclusão do item participação do enfermeiro no processo de integração das Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD. Lemos os planos das disciplinas de quatro universidades; recortamos as disciplinas em comum e as distribuímos conforme o nível de atenção em saúde. As proposições do Decreto são universais, igualitárias e democráticas, os planos encampam a maioria das ações recomendadas pelo Ministério da Saúde para prevenir as deficiências, contudo a prática acadêmica exercita a prevenção-tratamento, silenciando a respeito da inserção do Enfermeiro no processo de integração da PPD.

Keywords : Enfermagem; Educação; Socialização; Pessoas portadoras de deficiência.

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