SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Aplicación de remedios por vía intramuscular: análisis del conocimiento entre profesionales de enfermeríaEstudio del estrés del enfermero con doble jornada de trabajo en un hospital de oncologia pediátrica de Campinas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versión impresa ISSN 0080-6234

Resumen

FRACOLLI, Lislaine Aparecida  y  ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Descrição e análise do acolhimento: uma contribuição para o Programa de Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2004, vol.38, n.2, pp. 143-151. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342004000200004.

O Programa de Saúde da Família prevê ações de saúde humanizadas, tecnicamente competentes e intersetorialmente articuladas, tornando fundamental "acolher". Este estudo objetivou identificar como se processa o "acolhimento" em Unidades de Saúde da Família, em São Paulo. Os sujeitos foram profissionais de saúde que realizavam "acolhimento" e os dados foram coletados através de observações e entrevistas. Os resultados apontaram que o "acolhimento" realiza uma escuta clínica, focalizada na queixa, com uma intervenção pontual, pouco resolutiva e não construtora de vínculo. É necessário repensar o "acolhimento", nos seus aspectos teóricos e práticos, para que este possa efetivamente se constituir em uma prática capaz de instaurar um modelo de saúde de "porta aberta" consoante com as diretrizes do SUS.

Palabras llave : Saúde da família; Saúde pública; Tecnologia biomédica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués