SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2The nurses' emotional parameters on the profissional performance at intensive care unitsNursing teaching in middle level of a technical course: the use of a facilitator strategy with recyclable material author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

GABRIELLI, Joyce Maria Worschech  and  PELA, Nilza Teresa Rotter. O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2004, vol.38, n.2, pp.168-174. ISSN 1980-220X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342004000200007.

O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.

Keywords : Ensino; Docente de enfermagem; Estudantes de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License