Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista da Escola de Enfermagem da USP
Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X
Abstract
TOBASE, Lucia and TAKAHASHI, Regina Toshie. Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2004, vol.38, n.2, pp.175-180. ISSN 1980-220X. https://doi.org/10.1590/S0080-62342004000200008.
Este estudo teve como objetivo desenvolver estratégias facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de materiais recicláveis na construção de estruturas e órgãos anatômicos. Foi desenvolvido na disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica, a 31 alunos no curso de nível médio para formação do Auxiliar de Enfermagem. Após leituras de referências bibliográficas relacionadas à Anatomia, Fisiologia e Patologias mais comuns dos diversos sistemas do corpo humano, os alunos selecionaram os materiais recicláveis disponíveis para a confecção das principais estruturas anatômicas, o que possibilitou a visualização das alterações morfológicas decorrentes das afecções, facilitando assim a compreensão das patologias. As estratégias utilizadas favoreceram a aquisição de conhecimentos ao se projetarem em algo concreto, resultado da troca de sugestões e experiências entre os estudantes, favorecido pelo trabalho em grupo.
Keywords : Estratégias; Ensino; Aprendizagem; Materias Recicláveis.