SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Holismo só na teoria: a trama de sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

SONEGO, Joseila; VAN DER SAND, Isabel Cristina Pacheco; ALMEIDA, Ana Maria de  e  GOMES, Flávia Azevedo. Experiência do desmame entre mulheres de uma mesma família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2004, vol.38, n.3, pp. 341-349. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342004000300013.

Trata-se de um estudo de caso que objetivou conhecer os motivos que levaram mulheres-mães, de uma mesma família, a realizarem o desmame de seus filhos e identificar os sentimentos que acompanham essas mulheres durante esse processo. Para a coleta dos dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada e, para a análise, as orientações metodológicas de Minayo (1993). Concluiu-se que o desmame acontece em razão de uma nova gestação, idade da criança, doença da mãe ou do filho e recusa do peito pela criança. Verificou-se que o desmame pode ser tranqüilo para algumas mulheres, enquanto para outras é acompanhado de sofrimento. Por meio das falas das mulheres-mães estudadas, observamos que o discurso dos formuladores de política sobre o aleitamento materno parece influenciar bastante na construção dessa prática, atuando mais que as de gerações anteriores da família.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Desmame; Saúde da mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português