SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1The visibility of the care given by a Brazilian Army nurse to a wounded soldier during World War IICultural adaptation and validation of the instrument requirement for directed attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

THIENGO, Maria Aparecida; OLIVEIRA, Denize Cristina de  and  RODRIGUES, Benedita Maria Rêgo Deusdará. Representações sociais do HIV/AIDS entre adolescentes: implicações para os cuidados de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.1, pp. 68-76. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000100009.

Objetivando-se discutir as implicações das representações sociais do HIV/AIDS para as relações interpessoais e práticas de proteção entre adolescentes, foram realizadas 15 entrevistas semi-diretivas com adolescentes, portadares e não portadores do HIV, atendidos em um Hospital Escola do Rio de Janeiro. Para análise dos dados utilizou-se o software ALCESTE 4.5 que realiza uma análise hierárquica descendente de material textual. Observou-se que a representação social da aids estrutura-se em torno de cognições ligadas à prevenção, revelando uma contradição entre os conteúdos de conhecimento e as práticas relatadas pelo grupo. Sugere-se que as práticas de enfermagem devem ter como objetivo reduzir a distância entre práticas, representações e o conhecimento científico.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida [prevenção e controle]; Síndrome de imunodeficiência adquirida [enfermagem]; Promoção da saúde; Saúde do adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese