SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Strategy for the qualification of newly hired nurses in internment units for general purposesPlanning care for burn victims: relation between registered problems and the care prescribed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

RODRIGUES, Márcia Melo de Laet  and  HOGA, Luiza Akiko Komura. Homens e abortamento espontâneo: narrativas das experiências compartilhadas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 258-267. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000300003.

Maior envolvimento masculino na saúde reprodutiva é um desafio da atualidade; em âmbito nacional e internacional existem recomendações para desenvolver pesquisas sob a perspectiva masculina. Objetivo: Compreender a experiência de homens que compartilharam do processo de abortamento espontâneo de suas parceiras. Método: Utilizou-se a abordagem qualitativa e a análise da narrativa foi o método empregado. Foram identificadas as similaridades nas experiências de nove homens entrevistados, que permitiram elaborar as seguintes categorias descritivas: Vivenciando a notícia da gravidez; identificando as possíveis causas do abortamento; expressando sentimentos relativos à experiência do abortamento; tomando atitudes em decorrência do abortamento; ponderando sobre a experiência vivida. Conclusão: Homens que compartilham da experiência do abortamento espontâneo requerem sensibilidade e envolvimento dos profissionais que os assistem, expressaram o desejo do acolhimento, o recebimento de suporte emocional e informações completas e precisas sobre o conjunto do processo.

Keywords : Aborto espontâneo; Homens [psicologia]; Medicina reprodutiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese