SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Frequency and criteria for the indication of episiotomyIneffective communication and alcohol bottle explosion: nursing observations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

DAVIM, Rejane Marie Barbosa; TORRES, Gilson de Vasconcelos; SILVA, Richardson Augusto Rosendo da  and  SILVA, Danyella Augusto Rosendo da. Conhecimento de mulheres de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Natal/RN sobre o exame de Papanicolau. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 296-302. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000300007.

Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde em Natal/RN, objetivando identificar o conhecimento de mulheres quanto à importância, à freqüência do exame de Papanicolau, bem como seus cuidados antes de realizá-lo e causas que levam mulheres a não se submeterem a tal exame. Utilizou-se uma entrevista estruturada na coleta de dados antes da consulta ginecológica, com uma amostra intencional de 120 mulheres. Os resultados mostram que as pesquisadas conhecem a importância do exame, a maioria realiza-o anualmente e, no geral, apresentam conhecimento satisfatório sobre os cuidados antes do exame. A vergonha de fazer o exame de Papanicolau e o medo do seu resultado são as principais causas atribuídas para a sua não realização. Conclui-se que os projetos educativos sejam direcionados para a importância, a freqüência e os cuidados necessários antes do exame de Papanicolau, como também, para a interação profissional-cliente durante a consulta ginecológica, visando a reduzir a vergonha e o medo dessas mulheres.

Keywords : Enfermagem; Saúde da mulher; Esfregaço vaginal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese