SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Knowledge of women about the Paptest in a Basica Unit of Health in NatalNursing work of nursing at a Day Hospital in João Pessoa in the perspective of the psychiatric reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

NASCIMENTO, Maria Aparecida de Luca et al. A comunicação ineficaz e a explosão da garrafa de álcool: observações de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 303-309. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000300008.

Estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, cujo objetivo principal é apresentar o número de pacientes grandes queimados vítimas de explosão da garrafa plástica de álcool, que foram atendidos pela equipe de enfermagem, em um hospital de referência para este tratamento na cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 2000 a 2002. Os dados foram extraídos do livro de atendimento de enfermagem do referido nosocômio. Os autores enfatizam que os meios de comunicação tratam o evento como "queimadura por álcool", não como na realidade se apresenta: "queimadura por explosão", considerando-se que a garrafa plástica de álcool é uma bomba em potencial, e suas vítimas assemelham-se aos queimados de guerra. Concluiu-se que muitos sofrimentos poderiam ser evitados por meio de uma comunicação efetiva, clara, e, acima de tudo, responsável.

Keywords : Acidentes domésticos; Queimaduras [enfermagem]; Etanol; Meios de comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese