SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Ineffective communication and alcohol bottle explosion: nursing observationsTherapeutic relationship and teaching of mental health psychiatric nursing: tendencies in the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SILVA, Ana Tereza Medeiros C  and  BARROS, Sônia. O trabalho de enfermagem no Hospital Dia na perspectiva da reforma psiquiátrica em João Pessoa - Paraíba. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 310-316. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000300009.

Relatamos uma investigação para apreender temas que explicam o trabalho de enfermagem, no Hospital-Dia, na perspectiva da reforma psiquiátrica em João Pessoa-PB. Utilizamos o referencial do materialismo histórico e dialético e o trabalho como categoria analítica. O material empírico foi analisado pela técnica de análise do discurso. O estudo revelou um tema coincidente, mudar o modelo de assistência psiquiátrica tradicional, e, nesse sentido, o trabalho de enfermagem incorpora além da qualidade formal, técnica-especializada, uma qualidade política indicando um novo significado ao processo de trabalho de enfermagem.

Keywords : Enfermagem psiquiátrica; Hospitais-dia; Desinstitucionalização; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese