SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Nursing work of nursing at a Day Hospital in João Pessoa in the perspective of the psychiatric reformConcepts of emergency service nurses and physicians regarding pain and analgesia in trauma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

KANTORSKI, Luciane Prado; PINHO, Leandro Barbosa de; SAEKI, Toyoko  and  SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 317-324. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000300010.

Este estudo apresenta um panorama sobre a inserção da temática do relacionamento terapêutico e da comunicação terapêutica no ensino de graduação em enfermagem, mais particularmente nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritivo-analítica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a professores da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das nove escolas do Estado, sendo que oito devolveram o questionário preenchido. Os dados foram agrupados levando-se em consideração a instituição, as disciplinas, os conteúdos abordados, os objetivos das atividades práticas e campos práticos. Verificamos que a maioria das escolas aborda o relacionamento terapêutico em suas propostas de ensino, configurando-se como uma possibilidade de se resgatar a enfermagem enquanto profissão que se preocupa com o ser humano em sua complexidade, em que o saber-fazer preconizado é direcionado ao respeito das limitações, potencialidades, necessidades e relações interpessoais dos pacientes.

Keywords : Enfermagem psiquiátrica; Ensino; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese