SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Characterization of caregivers of victims of traumatic brain injury on an outpatient follow-up program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BRAGA, Cristiane Giffoni  and  CRUZ, Diná de Almeida Lopes Monteiro da. Sentimento de impotência: diferenciação de outros diagnósticos e conceitos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 350-357. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000300014.

O conhecimento teórico-conceitual que sustenta cada diagnóstico de enfermagem ainda está pouco desenvolvido. No entanto, os diagnósticos de enfermagem só terão significado se olharmos para cada diagnóstico como um conceito que denota um fenômeno. Além de familiaridade com o processo diagnóstico, a enfermeira precisa dispor-se a explorar conceitualmente os diagnósticos potencialmente freqüentes na sua prática clínica. Nesse contexto, a diferenciação entre o diagnóstico de sentimento de impotência e outros diagnósticos pode ser extremamente difícil. Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações do diagnóstico de sentimento de impotência com outros conceitos que pode ser útil para a aplicação clínica desse diagnóstico.

Keywords : Diagnóstico de enfermagem; Poder [Psicologia]; Formação de conceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese